Projeto - Aldeia Tekoa Pyau

Arrecadação de alimentos para a aldeia: Tekoa Pyau


Pensando numa forma de ajudar essas famílias que já é bastante injustiçadas pelo nosso Governo, estamos arrecadando alimentos não perecíveis e roupas infantis, que são as maiores necessidades, segundo conversado com a liderança, por isso, criamos essa vakinha com o intuito de pessoas de outras Cidades, Estados também possam colaborar de alguma forma nessa luta.


Estivemos na aldeia Tekoa Pyau/Jaraguá aqui em SP. E Para quem não conhece, a população Jaraguá/Guarani passou por maus bocados. Em 1987 ela já era tida como a MENOR aldeia da América Latina com 1,7 hectares, em 2015, foi aprovada a extensão para 532, que poderia abrigar as 700 as aldeias Tekoá Pyau, Ytu e Itakupe. Em 2017, por um "erro administrativo" foi determinada a alteração da dimensão da terra indígena, com a medida, a TI Jaraguá perde aproximadamente 99,5% de sua área e volta a contar com apenas 3 hectares.

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou o projeto de lei que autoriza a concessão à iniciativa privada de 25 parques estaduais por até 30 anos. Além da exploração do potencial turístico da área, as empresas que vencerem as licitações poderão comercializar recursos madeireiros e subprodutos florestais. Em contrapartida, o projeto determina a melhora da infraestrutura dos parques, conservação e recuperação de áreas degradadas e proteção da biodiversidade das unidades de conservação. Ou seja, estamos tirando a terra de quem é de direito, para termos parques mais "apresentáveis", estamos escondendo nosso povo embaixo do tapete para que possamos ter um pouco mais de conforto. 


Pois bem, conversamos com uma das líderes sobre suas necessidades e conhecemos um pouco a aldeia, onde a situação é aparentemente bastante precária. Segundo uma das líderes, aquela aldeia que fui conta com 135 famílias e 200 crianças, sem contar as outras tribos ao redor.  O espaço conta com um posto de saúde, e o CECI (Centro de Educação e Cultura Indígena) que atende crianças de 0 a 5 anos, segundo a líder é como se fosse uma "creche". O Centro busca preservar a tradição Guarani e influenciar o uso do idioma nativo no dia-a-dia. Para os maiores, existe uma escola que atende até o Ensino Médio, a Djekupe Amba Arandy.



Pensando numa forma de ajudar essas famílias que já é bastante injustiçada pelo nosso Governo, estamos arrecadando alimentos não perecíveis e roupas infantis, que são as maiores necessidades, segundo conversado. Criamos essa vakinha com o intuito de pessoas de outras Cidades, Estados e até Países possam colaborar de alguma forma nessa luta. 

O que estamos arrecadando:

- Fraldas; - Roupas Infantis; - Produtos de Higiene; - Alimentos não perecíveis.

Esses itens podem ser entregues à organização em SP. Caso haja interesse entre em contato atráes do e-mail: jsouzamelo@gmail.com e ana_bortoleto@hotmail.com. Caso não seja possível, contamos com a sua colaboração em dinheiro. 

A ideia é conseguir, em média, R$40,00 por família, dando o valor total a ser arrecadado! 

Prestaremos conta de todos os itens comprados através de nota fiscal. A entrega das doações será divulgada a todos assim que conseguirmos um número bom de arrecadações.

**Não somos uma ONG, essa ação é uma ação individual, sem apoio de partidos ou organizações não governamentais**

Feito por: Joice Melo, Ana Bortoledo e Ader Gotardo.

 


Contamos com você nessa luta.
 

Apoio e Divulgação: Apoio Amigo.

www.apoioamigo.webnode.com

 

Contato

Apoio Amigo

Cel: 011 9 7779 - 1600
Facebook: @apoioamigo.sch

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode